A documentação ortodôntica consiste em radiografias, fotografias e modelos de estudo feitos de gesso. A documentação ortodôntica existe tanto para documentar a situação do paciente antes do tratamento como também para auxiliar o ortodontista na escolha do melhor tratamento. Como o tratamento ortodôntico causa muitas mudanças, a documentação serve também como um guia para que o ortodontista e o paciente acompanhem com maior precisão os progressos do tratamento.
As radiografias comumente solicitadas são as dos dentes individualmente, as da face (panorâmica) e laterais (cefalométrica).
A radiografia lateral ou cefalométrica oferece, por exemplo, informações sobre o tipo facial, padrão de crescimento, obstruções respiratórias e posição dos dentes. As radiografias individuais auxiliam no diagnóstico de cáries e problemas dos ossos adjacentes aos dentes. A radiografia panorâmica oferece uma visão geral do complexo facial, incluindo ossos e dentes.
Os modelos de estudo são necessários para determinar a quantidade de espaço que falta ou que está sobrando nas arcadas dentárias do paciente. Também são muito úteis para determinar as assimetrias que devem ser corrigidas e para identificar as deformações dentárias individuais que podem comprometer a boa finalização do caso.
A documentação ortodôntica é pedida novamente ao final do tratamento e comparada com a documentação inicial. É nesta fase que serão analisados os resultados e avaliado se os objetivos almejados foram atingidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário